Literatura - Expressa

Literatura - Expressa - Literatura!!!







terça-feira, 30 de março de 2010

Uma Breve definição do termo “Literatura”...

É possível conceber a ideia da Literatura como a conhecemos a partir do momento em que o homem conseguiu aliar seu conhecimento do mundo, suas experiências de vida, sua capacidade intelectual e suas próprias ideologias e emoções. Mas o termo acabou tornando-se tão amplo que nem mesmo uma definição seca de um dicionário ou enciclopédia seria capaz de revelar o que é realmente esta Arte/Ciência (sim, ciência, por incrível que pareça).
O fazer literário mostra-se versátil em suas mais variadas formas: poemas, contos, novelas, romances, ensaios e afins acabam por cativar os mais variados grupos de pessoas... Por meio de um escrito literário é possível apreender não só a percepção de mundo do autor como também conhecer um pouco mais da personalidade dele: não é maravilhoso como vidas inteiras, experiências (positivas ou não), alegrias, tristezas, amores e sonhos podem ser imortalizados em volumes (livros,livretos, folhetins e afins) e nas memórias daqueles a quem cativam?
A Literatura tem esse poder: o de divinizar nossa singela condição de seres humanos; engana-se aquele que pensa que ela se limita ao simples espasmo mecânico de escrever. Ela é muito mais do que isso; é chama, é cor, é vida; um convite para beber das fontes do mistério, de explorar a verve artística que todos têm, independentemente do talento, mas da curiosidade, vontade de mesclar a nós mesmos ao caleidoscópico painel de sensações, emoções e aprendizado que esta Arte pode nos proporcionar!

Um comentário:

  1. ...é chama, é cor, é vida; um convite para beber das fontes do mistério, de explorar a verve artística que todos têm, independentemente do talento, mas da curiosidade, vontade de mesclar a nós mesmos ao caleidoscópico painel de sensações, emoções e aprendizado que esta Arte pode nos proporcionar!
    Genial,prz!

    ResponderExcluir