Literatura - Expressa

Literatura - Expressa - Literatura!!!







sexta-feira, 9 de abril de 2010

Por que não é tão fácil escrever poesias

1-É preciso escrever impulsionado por algum tipo de sentimento, lembrança, sonho ou anseio, de forma que seja uma conseqüência natural do estado de espírito do poeta; de outra forma tornar-se-ia um ato extremamente mecânico e bisonhamente artificial.
2-Muitas vezes os poetas são bastante perfeccionistas (conheço alguns que rasgam suas poesias por não as acharem bem acabadas) (Sê-lo-ia eu um deles?) (risos).
3-Muitas vezes perde-se bastante tempo (de forma perfeitamente justificada e necessária é claro) buscando aquela palavrinha que “encaixa”, que faz a mágica acontecer, seja em significado, musicalidade, etc.
4(facultativo)-Muitos precisam da inspiração como combustível para sua escrita; não é fator essencial, mas temos que concordar que dá um toque de perfeição e ajuda muito na composição.
5-Às vezes há na mente do poeta uma temática a ser seguida, algo que se pretende expor; mas quando é esse o caso, é necessário articular o texto de forma que o leitor possa seguir a linha de raciocínio do autor, para que seja alcançado o efeito desejado.

Esses são apenas alguns dos pormenores do fazer poético que mostram porque essa é uma arte que não é tão fácil como alguns pensam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário