Literatura - Expressa

Literatura - Expressa - Literatura!!!







sexta-feira, 2 de abril de 2010

Viagem à Europa

— Pai, quero ir à Europa.


Meu pai levantou os olhos do prato e me encarou.

— Como é que é?

— Quero ir à Europa.

Seus olhos ficaram fixos no meu rosto por alguns segundos, céticos. Eu tinha certeza que ele ia recusar.

Abaixou os olhos e disse:

— Claro. Falamos disso depois.

— Sério?

— Sério.

Depois, eu estava deitada na minha cama, assistindo televisão, pensando se ele realmente estava falando a verdade ou só debochando.

Meu pai entrou no quarto, desligou a TV e jogou-me algo.

— Boa viagem à Europa.

Calmamente, ele saiu do quarto. Sem entender, olhei para o livro que ele havia jogado em minhas mãos.

Os dias que se seguiram foram os melhores da minha vida. Não só visitei a Europa, mas também a China, suas muralhas e seus samurais; a Índia e seus deuses; o Brasil colônia e seus engenhos; e cada canto do mundo que ainda não fora totalmente explorado. Até outra galáxia visitei.

Conheci Luís XIV, o faraó Quéops, Jesus Cristo, Aluísio de Azevedo, Dostoiévski, José Saramago e muitos outros amigos eternos.

Resolvi crimes e apliquei castigos, voei com dragões, lutei contra nações de Marte, chorei as dores de um amor, fui julgada, desci vinte mil léguas submarinas e adquiri títulos reais.

E no final de tudo, com tantas vidas, cheias de emoções e aventuras várias, que eu havia experimentado, eu só tinha uma coisa a dizer: Bendito o dia em que eu quis ir à Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário