Literatura - Expressa

Literatura - Expressa - Literatura!!!







sexta-feira, 28 de maio de 2010

Jean-Pierre (Parte 2)

Abrindo o velho volume, Jean lê um curioso epíteto: “Aquele que ao astuto tenta ludibriar, certamente arrepender-se-á e ao que ao ouro de tolo exerce domínio e arrogância, decerto mais tolo será do que nestas páginas poder-se-ia registrar, pois apenas ao valor do trabalho o ouro pode recompensar”. Enchendo os pulmões de ar, o garoto assopra, levantando poeira do livro, que como tudo no velho sobrado, parecia surgido da própria poeira. A linguagem, Jean reconheceu, era o francês arcaico de uso corrente há séculos atrás no sudeste da França. Voltou a avidamente a ler.
“Neste ano de 1684 de Nosso Senhor, este monge que aqui subscreve, inicia as crônicas dos fatos que às suas pupilas marcaram para sempre, da fabulosa terra de Estrasburgo...”. Incrível, surpreendeu-se Jean; coincidentemente essas crônicas tratavam de sua cidade, mas em outro tempo, tempo não tão distante, mas certamente inquietante, tempo de mudanças, o alvorecer em meio a Trevas. Virou a página retornando ao livro.
“Pouco tempo depois de reformada nossa Santa Catedral, mudou-se para aqui, vindo do Leste, para além da Cidade Eterna, um magiar que da vida era títere. Portando o que podia carregar, dentre caixas, ferramentas e o pouco dinheiro que tinha, logo conseguiu, próximo a floresta moradia modesta. Os campônios curiosos, dentre as árvores espreitavam, a fumaça azulada vertida pela longa chaminé, enquanto sentado ao pôr-do-sol, o estranho empunhava um alegre flautim”.

3 comentários:

  1. rapaz...quando for postar,
    coloca o teu nome onde tem 'marcadores'
    pra poder contabilizar no numero de postagens!
    abraços e parabens pelo texto!
    "Continue"
    obs: BG que me mandou essa sua foto pro perfil!
    heheheh

    ResponderExcluir
  2. Me fez lembrar O Mundo de Sofia. Talvez pelo começo intrigante ou pela sensação de que, no desfecho, haverá mistério e deslumbre.
    Bjs!
    P.s: À espera da parte 3.

    ResponderExcluir