Literatura - Expressa

Literatura - Expressa - Literatura!!!







quinta-feira, 15 de julho de 2010

Um conto de desilusão

"Eu me pergunto quanto tempo leva para dizer 'eu te amo'." indaguei em baixo tom, fitando o nada.

"Levou-me todo o tempo até achar você." ele respondeu, sem que eu esperasse.

Sorri sem muita vontade, pensando, melancolicamente, em como a vida não nos deixa ter o controle sobre nada. Era uma locomotiva que não obedecia as ordens do maquinista. Virava quando não queríamos virar, freava quando era para seguir em velocidade máxima, seguia em velocidade máxima quando era para frear, e bem aí sempre nos estrepávamos.

E, ali, debaixo de um céu estrelado de outono, sentada perto daquele homem, a distância entre nós nunca pareceu tão grande, e, a falta de autonomia sobre o destino, tão real.

Pensar que um dia fomos amantes, que nos beijamos ardentemente e enlaçamos tardes venturosas sob o sol. Pensar em todas as vezes que dormimos sobre o telefone, depois de horas nos falando, e os momentos esperando, com raiva, no estacionamento, porque ele havia se atrasado. As danças sem música que tomávamos perto do bosque e as bobas brincadeiras de apaixonados. Pensar em todos os planos, para uma vida toda, que fizemos juntos e um dia, em que ele se ajoelhou aos meus pés, e me prometeu a eternidade.

Se o tempo fosse uma estrada, aqueles dias estariam em outra linha. Entre o antes, o hoje e o depois, só cabiam mágoas agora, e um vazio imenso, que nunca poderia ser preenchido, nem por olhares, nem por palavras e, muito menos, por amor.

Nesse momento, olhamos um nos olhos do outro. As cores deles estavam tristes. Depois de tudo que havíamos construído [mas que havia sido brutalmente destruído], em nossa proximidade distante estávamos, tristemente, tentado dizer qualquer coisa. Mas já era tarde demais para dizê-la.

Muitos anos depois, as palavras "eu te amo" continuavam entaladas entre os lábios que nunca mais se abririam.

Um comentário:

  1. Sugestivo, revelador, curioso, melancólico, dotado de lugar comum, eco perpétuo e juvenil.Esse me pegou,querida BG. Gostei.Sinestesia magistral aliada à figuras de linguagem e toda uma tensão no climax dotado de sentimento.

    ResponderExcluir